A criação do Fórum de Participação Social no Maranhão faz parte da estratégia do governo federal para reconstruir e aprofundar a participação social nas políticas públicas. O Fórum foi instituído pela Portaria SG/PR nº 188/2024 e instalado em uma assembleia realizada em 10 de dezembro de 2024, no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, em São Luís. O evento contou com a presença de 34 organizações/movimentos e 32 participantes, sendo 27 presenciais e 5 virtuais.
As primeiras reuniões do Fórum foram fundamentais para a mobilização e a definição de prioridades. Na 1ª Reunião Ordinária, em 9 de abril de 2025, os participantes se organizaram para definir as políticas públicas prioritárias para o estado. Foram destacadas as dificuldades de diálogo com o governo estadual e a falta de recursos para as atividades do Fórum. O debate também abordou a importância da COP 30 e a necessidade de o Maranhão, como parte da Amazônia Legal, ter sua voz representada. Os documentos não contêm informações sobre outras reuniões.
As prioridades temáticas e territoriais foram definidas a partir dos debates, considerando o Maranhão como o estado com o maior número de territórios quilombolas e a necessidade de se pensar na dimensão territorial da região metropolitana de São Luís. As políticas públicas consideradas mais relevantes pelo Fórum são:
- Política agrícola agrária para o desenvolvimento rural.
- Políticas para o fortalecimento da cultura.
- Políticas para a população indígena e quilombola.
- Políticas para os profissionais da saúde e da mulher.
- Políticas para o meio ambiente e para a juventude.