O Brasil Sem Fome (BSF) é a estratégia do governo federal para retirar o Brasil do Mapa da Fome, lançada em 31 de agosto de 2023. Coordenado pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), o plano reúne ações e políticas públicas de 24 ministérios com o objetivo de ampliar o acesso à renda e promover a cidadania, além de aumentar a produção e o acesso de alimentos saudáveis para a população. Em parceria com estados, municípios e a sociedade civil, o BSF busca integrar esforços no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) para enfrentar a insegurança alimentar no país. Uma das frentes de ação do plano é o cadastramento de iniciativas da sociedade civil que combatem a fome, promovendo visibilidade, articulação e fortalecimento dessas organizações.
Ver iniciativasO Brasil Sem Fome é a estratégia do governo federal para combater a fome e a insegurança alimentar no país, integrando ações de 24 ministérios sob a coordenação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O plano promove a ampliação do acesso à renda e incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis por meio de uma ampla pactuação intersetorial e federativa. Além disso, o BSF envolve diretamente a sociedade civil para fortalecer iniciativas locais de enfrentamento à fome.
Podem cadastrar iniciativas na Plataforma de Iniciativas de Combate à Fome da Sociedade Civil do Brasil Sem Fome, Organizações da Sociedade Civil que:
As ações do Brasil Sem Fome podem ser acompanhadas pelo site oficial e por canais de comunicação do Governo Federal. O Painel Brasil Sem Fome traz informações sobre a execução dos principais programas do plano com dados por Estado e por municípios, favorecendo a articulação das ações do plano com as iniciativas da sociedade civil no âmbito territorial.
Organizações cadastradas terão suas iniciativas divulgadas em portal público, potencializando a visibilidade dos seus resultados e as oportunidades de parcerias e financiamentos. Além disso, o cadastro de iniciativas pode contribuir para a criação de redes associativas no âmbito territorial para fortalecimento das iniciativas e da atuação da sociedade civil no combate à fome.