Em menos de cinco minutos e com uma boa ideia, podemos mudar o futuro do país. O Plano Clima Participativo está recebendo propostas da sociedade que foquem em estratégias e soluções para o enfrentamento ou redução dos impactos das mudanças climáticas.
Você, cidadã e cidadão, pode contribuir com esse processo de várias maneiras: enviando suas contribuições, votando e comentando as propostas de outros participantes ou, ainda, divulgando o Plano Clima Participativo nas suas mídias sociais e nas conversas com seus amigos e redes de contato.
Neste texto, você encontra as informações sobre como participar dessa consulta, além de ter acesso aos materiais de divulgação do Plano Clima Participativo. São modelos de cards, imagens, vídeos e figurinhas sobre o que é o processo, seus eixos temáticos, suas regras e prazos e como enviar e votar nas propostas.
O material pode ser baixado e compartilhado no Instagram, WhatsApp, Telegram, X (antigo Twitter), TikTok e em outros canais de comunicação. Em alguns cards, também há espaço para que você insira a sua proposta e peça votos aos seus contatos, pois serão levadas para a análise do governo as dez contribuições mais bem votadas de cada eixo-temático.
Sua participação é crucial para moldar as decisões que determinarão o futuro sustentável do nosso país. Venha fazer parte dessa transformação!
Materiais de divulgação
🌎 Divulgue o Plano Clima Participativo
Como participar
Para contribuir com o Plano Clima Participativo, basta acessar a página gov.br/planoclima, e fazer login com a sua conta gov.br. Para enviar uma nova ideia, clique na aba "propostas" e em "criar minha proposta", em seguida, preencha todos os dados e aperte em "publicar" para que a sua sugestão seja validada.
Caso ainda não possua seu login gov.br, ele pode ser criado via site ou pelo aplicativo de celular, basta ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) válido.
Um dos campos exigidos no cadastro da proposta é o “Tema”. Ao clicar nele, será aberta uma caixa com 18 diferentes eixos-temáticos e o proponente deve escolher um deles, ao qual sua proposta será vinculada.
Os eixos foram pensados para abordar as questões climáticas de maneira abrangente, como biodiversidade, proteção e restauração florestal; sistemas alimentares; cidades e turismo; indústria e mineração; energia; emprego e renda; governança e sistemas jurídicos; recursos hídricos; oceanos e zonas costeiras; comunidades tradicionais e povos indígenas; mulheres; igualdade racial, enfrentamento ao racismo, entre outros.
As dez propostas mais bem votadas de cada eixo temático seguem para a análise do governo federal e eventual incorporação pelos planos setoriais