A experiência do Brasil Participativo, plataforma criada pelo governo federal para ampliar a participação digital no país, foi destaque no Seminário Participación y democracia en un mundo digital, realizado na Faculdade de Comunicação e Informação da Universidad de la República (Udelar), no Uruguai.
O compartilhamento de relatos e reflexões ocorreu em setembro, em ampla agenda na capital Montevidéu, onde acadêmicos, gestores governamentais e civis se reuniram para abordarem os avanços e os desafios da participação social dentro do mundo digital contemporâneo. Na ocasião, também foram debatidos temas correlatos, como governo e dados abertos, desinformação e polarização política.
“O Uruguai está em período de eleições presidenciais e legislativas, é uma excelente oportunidade para dar projeção, de uma forma propositiva, à participação digital. Além disso, essa troca contribui para reforçar a imagem positiva do Brasil Participativo para fora do país”, afirma Carla Bezerra, representante brasileira na agenda na capital uruguaia e diretora de Participação Digital e Comunicação em Rede da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNPS/SG/PR).
No evento, os pesquisadores lançaram, ainda, o livro Participação Cidadã Digital, que traz exemplos de processos organizados por governos que utilizaram ferramentas digitais de participação social. A resenha sobre o livro, publicada na página da Facultad de Información y Comunicación da Udelar, destaca que o guia é uma referência para a tomada de decisões e implementação desses processos, e ajuda a responder a questões importantes, como:
“Que condições são necessárias para uma área ou processo participativo produzir resultados que justifiquem o esforço? Que recursos são necessários? Como concebê-los e implementá-los para que conduzam a resultados concretos e úteis para as políticas públicas e para os cidadãos? E como avaliá-los? O que as tecnologias digitais podem contribuir para esses processos? E com o que eles não podem contribuir? Para quê, quando e como usá-los? Para que aspectos e em que momentos?”.
Além da presença no Seminário, a diretora Carla Bezerra realizou reuniões com representantes da Agesic, agência de governo digital do governo uruguaio, e abordou o tema da participação digital em diálogos com veículos de mídia, como programas de rádio e TV, além de conceder entrevista para o jornal La Diaria.
>> Clique e assista às discussões do Seminário
>> TV Ciudad: Carla Bezerra e Gabriel Kaplún falam sobre participação digital
>> Radio 810 El Espectador: desafios e benefícios da participação digital
Foto: Lançamento do livro Participação Cidadã Digital, no Seminário Participación y democracia en un mundo digital, na Udelar, no Uruguai.