
A Secretaria-Geral (SGPR) participa da Conferência Anual do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), realizada na cidade argentina de Córdoba de 21 a 23 de maio. O OIDP é uma rede criada para compartilhar experiências, boas práticas e conhecimentos sobre formas de participação cidadã.
O evento anual do Observatório atua também como um ponto de encontro entre governos, organizações da sociedade civil e cidadãos, visando incentivar a construção de processos democráticos mais inclusivos e transparentes.
O secretário nacional de Participação Social da SGPR, Renato Simões, e a diretora de Participação Digital e Comunicação em Rede, Carla Bezerra, compõem a delegação do governo federal e participam de paineis do evento.
Renato Simões participa da mesa de abertura ao lado do prefeito de Córdoba e presidente do OIDP, Daniel Passerini, e do vice-presidente do Congresso de Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa, vereador e ex-prefeito de Mykonos (Grécia), Konstantinos Koukas.
A diretora Carla Bezerra integra o painel “Democracia, Gestão e Participação Digital” e vai apresentar a bem sucedida experiência brasileira com a plataforma Brasil Participativo. Também participa da oficina “Dando forma às cidades do futuro: um chamado à ação para orientar a IA na defesa da democracia participativa e dos direitos humanos”, tema que tem sido cada vez mais debatido pelo seus impactos no regime democrático.
Conferência - A conferência anual do OIDP foi criada em 2001, em Barcelona, por uma rede de cidades e governos locais — entre os quais estava o município de Porto Alegre, cofundador da iniciativa. Desde então, o evento é realizado a cada ano em uma cidade-membro diferente, promovendo o diálogo internacional sobre políticas públicas participativas.
Diversas cidades brasileiras já sediaram a conferência, incluindo Recife (2006), Porto Alegre (2012), Canoas (2014) e Rio de Janeiro (2023). Em 2025, a 24ª Conferência Anual do OIDP será realizada em Córdoba, na Argentina.
A IDP e seu encontro anual são instrumentos de promoção da agenda democrática, ao incentivar a participação ativa dos cidadãos nas decisões políticas, fortalecer a responsabilidade dos gestores públicos e fomentar uma cultura de engajamento cívico. Esses esforços contribuem diretamente para a construção de democracias mais justas, inclusivas e representativas.
Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República. Foto: Divulgação