Encerrado

1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima - Macaé, Carapebus e Quissamã

O ano de 2023 foi o mais quente da história, e o aumento da temperatura do planeta foi percebido de norte a sul do País na forma de ondas de calor, inundações e secas. Eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes são manifestações do aquecimento global. Temos pouco tempo para deter o agravamento da crise climática e garantir uma transição rápida e justa para um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa e resiliente às mudanças do clima.
A emergência climática e o desafio da transformação ecológica são os temas desta 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. As rodadas de conversas em todo o País vão até maio de 2025, com um convite ao debate das melhores escolhas num momento tão desafiador da história, tanto para reduzir as emissões como para nos adaptarmos aos efeitos já visíveis do aquecimento global
Os Municípios de Macaé, de Carapebus e Quissamã possuem laços históricos, geográficos, econômicos e constituem juntos o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, unidade de conservação federal, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu belo, rico e ameaçado patrimônio natural.
Criado em 29 de abril de 1998 e com 14.922,39 hectares, 44 Km de costa e 18 lagoas costeiras, o PARNA Restinga de Jurubatiba localiza-se ao longo do litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã e representando o trecho de restinga melhor conservado de toda a costa fluminense. De valor ecológico ímpar e laboratório na natureza, o PARNA Restinga de Jurubatiba protege suas restingas e lagoas costeiras, os quais são delicados ecossistemas, associados ao Bioma Mata Atlântica, onde sobrevivem diversas espécies da fauna e flora brasileiras, sendo muitas dessas ameaçadas de extinção.
Uma das unidades de conservação brasileiras mais estudadas e objeto de pesquisadores de várias instituições de pesquisa, o Parque investe no turismo ecológico como importante ferramenta de educação ambiental, possibilitando que pessoas do Brasil e do exterior, ao se divertirem, possam conhecer e aprender a respeitar um dos mais ameaçados ecossistemas do nosso país.
Os três municípios passaram em 2022 pelos eventos extremos da mudança climática, como consta em: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/12/norte-fluminense-tem-alagamentos-e-desabrigados-apos-chuvas-uma-cidade-declara-estado-de-calamidade.ghtml
Publicado em 12/11/2024 17h06
Como chegar:
Quissamã, Rio de Janeiro
Av. Amilcar Pereira da Silva, 727 - Piteiras, Quissamã - RJ, 28735-000