Promover estratégias estaduais de combate à fome, utilizando produtos orgânicos e carnes produzidas sem a destruição dos biomas brasileiros

Eixo temático 04: TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA
Proposta: Promover estratégias estaduais de combate à fome. O contexto das mudanças climáticas poderá impactar a produção de alimento e aumentar a fome no mundo. Assim, desenvolver estratégias de combate à fome com produtos orgânicos locais fortalece a produção, gera empregos, garante o direito à alimentação, promove saúde e apoia pequenos produtores.

Reuniões relacionadas:

Clima Potiguar: Desafios e Caminhos para o Futuro do Rio Grande do Norte
31 outubro 2024
14:00 - 22:00
Considerando que a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente busca ampliar os espaços participativos e promover diálogos sobre a emergência climática vivenciada na atualidade, grupos do RN organizaram a conferencia livre intitulada Clima Potiguar: Desafios e Caminhos para o Futuro do Rio Grande do Norte. O estado do Rio Grande do Norte, localizado na região Nordeste do Brasil, enfrentará significativos impactos das mudanças climáticas globais. Neste contexto, é urgente que a população potiguar discuta as problemáticas que o nosso território enfrentará devido às mudanças climáticas, e busque soluções que possam mitigar seus efeitos. A Conferência Livre de Meio Ambiente tem como tema central a "Emergência Climática", e abordará temas essenciais como: • Mitigação e adaptação às mudanças climáticas; • Preparação para desastres ambientais; • Justiça climática e racismo ambiental; • Transformação ecológica e governança; • Governança e Educação ambiental. O evento "Clima Potiguar: Desafios e Caminhos para o Futuro do Rio Grande do Norte" tem como objetivo reunir cidadãos, líderes comunitários e movimentos populares para um diálogo aberto sobre as urgentíssimas questões climáticas que afetam nossa região. Durante o evento, serão debates em grupos de trabalho que visam promover a conscientização sobre a emergência climática e debater soluções práticas que podem ser implementadas em nível local e estadual. Serão criados espaços para a troca de experiências e a elaboração colaborativa de estratégias que possam guiar o Rio Grande do Norte rumo a um futuro sustentável e resiliente. Além disso, discutiremos o uso de recursos públicos, como os do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para a construção de uma infraestrutura que melhore a vida no semiárido e fortaleça a justiça climática. A conferência também contribuirá para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo debates que integrem os princípios de justiça e equidade.
5° Conferencia de Meio Ambiente de Aragoiânia 2025
24 janeiro 2025
08:00 - 17:00
O município de ARAGOIÂNIA, mobiliza-se para a Conferência Municipal contra a Emergência Climática, que ocorrerá no dia 28 de janeiro de 2025, no salão paroquial situado na Praça Santa Luzia Q 28, s/n - lt 1 - Centro, Aragoiânia - GO, 75360-000, das 08:00 às 14:00. A Conferência municipal é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual. “Fomentar a participação popular nas ações de criação de políticas, voltadas ao meio ambiente é uma de nossas metas de gestão”, destaca o prefeito de Aragoiânia sobre a importância da conferência para seu município, afirma Waldir da Fokus. Sobre a Conferência Durante as conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental
1a Conferência Livre do Meio Ambiente de Mairinque.
25 janeiro 2025
09:00 - 13:00
1a.Conferencia Livre do Meio Ambiente de Mairinque SP. Essa conferência teve dois Encontros Preparatórios presenciais amplamente divulgados. Há listas de presença e relatórios a partir das discussões que aconteceram.O tema e os eixos que serão discutidos estão na documentação disponibilizada pelo Ministério do Meio Ambiente. Participaram moradores, agricultores e as entidades da sociedade civil.
Sistemas Alimentares e Mudanças Climáticas
10 dezembro 2024
19:00 - 21:00
O modelo de produção, distribuição baseado no Agronegócio, trás graves consequências para o meio ambiente, contribuindo assim para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Diante dessa contexto, faz se necessário o debate por parte sociedade sobre a crise climática e como apresentar propostas para que os governantes tomem medidas que possam reduzir os problemas ambientais. Nessa perspectiva que o MPA e o MAB realizará a conferencia livre com famílias camponesas e atingidas por barragem.