A transição para modelos de desenvolvimento que respeitem os limites do planeta e promovam a sustentabilidade é um desafio atual e relevante quando falamos sobre o processo de transformação da economia e da sociedade em direção a um modelo mais sustentável.
Esse movimento envolve mudanças em várias áreas, como energia, transporte, agricultura, e consumo, priorizando o uso de fontes renováveis e a minimização de resíduos.
Incentivar a ampla participação da população, sobretudo daqueles que vivem em territórios e condições vulnerabilizadas, é ainda um dos objetivos fundamentais da 5ª CNMA, que realiza sua etapa nacional entre 6 e 9 de maio de 2025.
A participação social é fundamental
Nesse contexto, o MapaMovSaúde, projeto liderado pelo Ministério da Saúde (MS), Fiocruz e Conselho Nacional de Saúde (CNS), realiza no próximo dia 28 de outubro, às 10h30, o webinário “Emergência climática e o papel da participação social no processo de transição socioecológica”.
O evento deve abordar os impactos da crise climática sobre a saúde e a necessidade de articulação dos movimentos sociais da cidade, do campo, das florestas e das águas para a efetivação de um Sistema Único de Saúde (SUS) resiliente e vinculado às necessidades de cada território.
O webinário irá contar com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da coordenação executiva da 5ª CNMA. A mediação será da Assessoria de Participação Social e Diversidade (APSD/MS) e do CNS. O webinário será transmitido ao vivo no canal do CNS no YouTube.
Participe e ajude garantir que a transição socioecológica seja efetiva, justa e sustentável, promovendo um futuro mais equitativo e resiliente para todos.
Contribuições
Adicione sua contribuição:
Entre com sua conta ou inscreva-se para adicionar sua contribuição.
Ainda não há contribuições
Carregando contribuições ...