Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)
Secretaria Nacional de Planejamento
Publicado em: 08/08/2024
O que é a Estratégia Brasil 2050?
O planejamento de longo prazo é essencial para formular políticas públicas e planos governamentais coerentes e integrados, capazes de responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros do Brasil. O referencial de longo prazo nos permite gerar soluções para o presente, considerando o impacto que essas decisões terão no futuro.
A Estratégia Brasil 2050 se propõe a ser este referencial, capaz de mobilizar parcerias institucionais e recursos para orientar o desenvolvimento nacional até 2050. Essa mobilização começa em sua construção, em um processo participativo e de diálogo com os setores público e privado, sociedade civil e academia, nas três esferas federativas.
Clique aqui para acessar o site oficial da Estratégia Brasil 2050 e obter mais informações sobre as etapas deste processo.
A construção da Estratégia Brasil 2050 parte do entendimento de que:
Como a Estratégia Brasil 2050 será construída?
No art. 4º da Portaria GM/MPO Nº 244, de 07/08/2024, estão listadas as principais atividades a serem desenvolvidas durante o processo de elaboração da Estratégia Brasil 2050:
I. Análise situacional e retrospectiva;
II. Definição e fundamentação de megatendências e incertezas críticas;
III. Elaboração e análise de estudos temáticos e prospectivos;
IV. Análise de estratégias ou planos nacionais, regionais e setoriais;
V. Elaboração do cenário desejado para 2050;
VI. Identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades; e
VII. Formulação dos atributos da Estratégia Brasil 2050: visão de futuro, valores, diretrizes, eixos, desafios, orientações, indicadores-chave nacionais e metas.
Quem vai participar da elaboração da Estratégia Brasil 2050?
De acordo com o art. 5º da Portaria GM/MPO Nº 244, de 07/08/2024, cabe à Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN) coordenar o processo de elaboração da Estratégia Brasil 2050.
Nesse processo, serão mobilizados o setor público e privado, estados e municípios, academia, o parlamento, o poder judiciário e a sociedade civil. O objetivo é alinhar as expectativas e a visão de desenvolvimento entre os múltiplos setores da sociedade. Com isso, espera-se garantir maior legitimidade e engajamento para enfrentar os desafios relacionados ao desenvolvimento econômico, combater a fome e a pobreza, reduzir as desigualdades sociais e regionais, assegurar a sustentabilidade ambiental e climática, e promover o aumento dos investimentos e da produtividade.
A primeira etapa de mobilização da sociedade no âmbito da Estratégia Brasil 2050 consiste em uma Tomada Pública de Subsídios (TPS) que visa a coleta de estudos e publicações com propostas para o Brasil a longo prazo. Clique aqui para participar do processo.