Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Biodiversidade" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
No atual contexto da mudança do clima, o Brasil enfrenta desafios significativos relacionados à sua biodiversidade, considerada uma das maiores do mundo, detentor de mais de 118 mil espécies de animais (vertebrados e invertebrados) e mais de 46 mil espécies de fungos, além de abrigar o maior número de espécies de plantas em todo o planeta (BRASIL, 2023).
A mudança do clima afeta significativamente a biodiversidade em todos os níveis e juntamente com as alterações no uso da terra são um dos principais fatores que contribuem para a perda de biodiversidade (UNFCCC, 2022).
A biodiversidade brasileira enfrenta desafios significativos devido à mudança do clima, com riscos que vão desde o aumento da extinção de espécies até a degradação de ecossistemas inteiros.
A elaboração do Plano Temático Biodiversidade foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio). Para a elaboração do Plano, o DCBIO contou com a colaboração de vários especialistas nos setores de biodiversidade (espécies, ecossistemas, serviços ecossistêmicos), clima, interação clima e ecossistemas, bem como representantes de vários departamentos do MMA, de suas autarquias vinculadas, SFB, ICMBio, IBAMA e JBRJ.
Este capítulo foi elaborado entre os períodos de março a setembro de 2024, contando com a contribuição de analistas do Ministério do Meio Ambiente de especialidades distintas, identificados por suas experiências, bem como contou também com a contribuição de especialistas de outros órgãos e instituições ...