Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Igualdade Racial e Combate ao Racismo" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
Uma abordagem racializada é fundamental para a elaboração de um plano de adaptação à mudança do clima adequado à realidade brasileira, uma vez que pessoas negras são quantitativa e qualitativamente as mais atingidas pelos efeitos danosos dos eventos climáticos extremos, como mortes, desalojamentos e enfermidades por arboviroses e doenças de veiculação hídrica (IPEC, 2023).
Como demonstram dados científicos de diferentes instituições e dados oficiais, as desigualdades de raça, gênero, classe, entre outros marcadores sociais são parte da realidade brasileira.
Os objetivos propostos estão alicerçados na urgência de enfrentar os desafios impostos pela mudança do clima e pelo racismo ambiental, destacando a importância de promover a justiça climática alicerçada na justiça social e racial.
O Processo de construção do Plano contou com a participação de diversos Ministérios e outros órgãos da administração indireta, como Autarquias e Instituições de Ensino Superior.
O processo de elaboração do Plano Temático trouxe aprendizados importantes, principalmente no que se refere à aproximação dos servidores com a pasta de meio ambiente e clima.