Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Povos e Comunidades Tradicionais" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
A sociedade brasileira é plural. Todos os grupos étnico-culturais que nela estão representados constituem coletividades com modos próprios de fazer, criar e viver, e, como tal, devem ser respeitados (DUPRAT, 2007). No Brasil, os Povos e Comunidades Tradicionais são...
Os Povos e Comunidades Tradicionais estão expostos a diversos riscos decorrentes de sua maior vulnerabilidade à mudança do clima.
A permanência dos Povos e Comunidades Tradicionais em seus territórios de origem é condição essencial, tanto para a manutenção de seus modos de vida, como para evitar que mudanças no uso da terra agravem ainda mais o quadro já instalado da mudança do clima.
O Plano Temático de Povos e Comunidades Tradicionais está sendo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do Departamento de Gestão Socioambiental e Povos e Comunidades Tradicionais (DPCT) da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.
O Plano Clima Adaptação (2024) inaugura uma nova fase da política climática brasileira, que vinha se desenvolvendo de forma fragmentada e setorial, sem coordenação entre diferentes áreas do governo e setores da sociedade.