Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Recursos Hídricos" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
A água é elemento vital para o qual não há substituto. Seu papel no desenvolvimento das civilizações é reconhecido desde a antiguidade para locomoção, geração de energia, cultivo e processamento de alimentos, práticas espirituais, lazer e muito mais.
A exposição e vulnerabilidade ao risco se caracterizam como um elemento fundamental na construção e priorização da adaptação.
Recapitulando, os cenários climáticos atuais e os eventos extremos recentes apresentam incertezas sobre a disponibilidade hídrica, com tendência de diminuição para a maior parte do país.
O Plano Temático de Recursos Hídricos incorpora significativa complexidade dado seu caráter transversal em relação às demais políticas ambientais e setoriais associadas à mudança do clima.
Apesar da água não poder ser tratada como um setor no tocante da adaptação climática, devido às características intrínsecas de transversalidade e interdependência que impactam o ciclo hidrológico, foi observado que diversos setores tratam dessa forma setorial.
Metodologia desenvolvida pela Agência Nacional de Águas, para classificação do impacto potencial da mudança do clima na disponibilidade hídrica secas