Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Saúde" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
A organização do SUS busca integrar ações e serviços em todos os níveis de atenção à saúde, promovendo a garantia da integralidade e a equidade no atendimento. A participação da comunidade na gestão e fiscalização do sistema é um princípio fundamental para garantir a efetividade do SUS (Brasil, 1990a).
O Painel Intergovernamental sobre mudança do clima (IPCC, na sigla em inglês) afirma em seu sexto relatório que a mudança do clima recentes observadas são generalizadas, rápidas e intensificadas e sem precedentes em milhares de anos (IPCC, 2022).
A Política Nacional de Saúde no Brasil visa à promoção, proteção e recuperação da saúde da população brasileira, garantindo acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.
No âmbito do Setor Saúde, a mudança do clima é um tema transversal que envolve diversos setores e programas de saúde, logo, para definir estratégias de adaptação é essencial o engajamento de todos os atores com responsabilidades no SUS.
No processo de elaboração do capítulo do Setor Saúde no Plano Clima, foram identificados aprendizados e boas práticas que evidenciam o potencial para desenvolver uma estratégia integrada e multidimensional.