Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Transportes" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
A base da competitividade de uma nação reside em sua infraestrutura sustentável. A expansão da rede de transporte desempenha um papel crucial ao viabilizar a logística nacional. No entanto, sua implementação requer planejamento cuidadoso da engenharia, aliado a um meticuloso planejamento ambiental.
O setor de infraestrutura de transportes enfrenta uma série de riscos e vulnerabilidades, especialmente diante da intensificação dos impactos da mudança do clima.
Destaca-se como documento norteador para as ações do MT e MPOR, o conjunto de diretrizes que visa consolidar uma estratégia de sustentabilidade integrada para o setor de infraestrutura de transportes, abrangendo aspectos econômicos, sociais, ambientais, climáticos, territoriais e de governança.
A construção do Plano Setorial de Infraestrutura de Transportes foi marcada por um processo participativo e colaborativo, envolvendo uma ampla gama de atores institucionais e técnicos. Oficinas presenciais e virtuais e reuniões com as áreas específicas foram promovidas para integrar as contribuições dos diversos subsetores envolvidos, garantindo que as especificidades de cada modal fossem previstas e alinhadas aos objetivos estratégicos do plano.
Esse capítulo apresenta boas práticas identificadas e realizadas e aprendizados obtidos durante a elaboração do Plano em cada subsetor (Aviação Civil, Infraestrutura Portuária e Aquaviária, Infraestrutura Ferroviária e Infraestrutura Rodoviária), bem como barreiras que dificultaram ou limitaram sua realização.