Nesta seção, você pode contribuir para a primeira versão do texto "Turismo" da Consulta Pública dos Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação (confira o texto na íntegra e anexos aqui), um dos componentes do Plano Clima. Clique nos capítulos e nos respectivos parágrafos para participar!
A adaptação do setor de turismo à mudança do clima no Brasil é uma necessidade premente, especialmente para preservar a sustentabilidade e a competitividade de destinos icônicos que dependem de condições climáticas e ambientais favoráveis.
O turismo no Brasil, um setor vital para a economia e para a geração de empregos, enfrenta uma crescente vulnerabilidade diante da mudança do clima.
Os objetivos do Plano Setorial de Adaptação do Turismo foram definidos a partir da perspectiva de redução dos impactos causados pelos principais riscos climáticos e suas ameaças à atividade turística no Brasil.
O Plano Setorial de Adaptação do Turismo foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, com o apoio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), vinculado ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O processo de orientação e de construção dos planos setoriais, coordenado pelo GTT Adaptação, não apenas fortaleceu a base do plano, mas também criou um espaço para a cocriação e a inovação, essenciais para enfrentar os desafios impostos pela mudança do clima.